quinta-feira, julho 02, 2009

Falei com a professora...

... disse que o meu menino anda-se a portar mal, está mal educado e aconselhou-nos a tratar dele com urgência.

Tocou-me no meu ponto fraco: "qualquer dia os papás deixam de ser convidados para as festas porque ninguém aguenta o vosso filho"

Resultado: Está de castigo!

E eu estou destroçada :-(

O castigo não é muito grave mas não está a surtir muito efeito e damos por nós aos gritos com ele, a responder-lhe torto e a transformar os poucos momentos que estamos juntos num inferno!

Preciso de um help!

Os sintomas:
  • Essencialmente falta de respeito: falamos com ele a sério e ele não olha para nós, vira as costas, ri-se, está na brincadeira, deita a língua de fora e faz gracinhas. Pede desculpa com a cara mais deslavada deste mundo. Agarra-se a nós aos beijinhos com cara de calimero para a seguir continuar a fazer o mesmo ou pior.
  • Mente
  • Chamamos e não vem. Diz que não faz. Diz mas eu quero. Desrespeita e mesmo que esteja proibido vai e faz. Não liga ao castigo.
  • Birras muito grandes

O que estamos a fazer:
  • Não vê televisão nem brinca de manhã. Veste-se para ir para a escola e vai.
  • Quando demora muito tempo a comer e nas palhaçadas fica sem história e sem companhia quando vai para a cama (que ainda é o pior e o que lhe custa mais).
  • Pedimos recados para que ele comece a obedecer e a sentir-se mais integrado (sugestão da professora e que ele adora)
  • Falar à séria (sempre o fizémos), obrigá-lo a olhar para nós e não haver abraços nem beijinhos porque estamos mesmo tristes.
Aceitam-se sugestões :-)

2 comentários:

cuscasemdieta disse...

isso passa o Diogo era assim e foi melhorando sao fases dos miudo temos e que os fazer sentir responsaveis responsaveis beijufas anabela

Ana disse...

Olá,

Tenho uma dica que utilizei com a minha Joana quando ela passou por uma fase menos boa, e que ainda hoje utilizo quando ela 'pisa' o risco: um mapa do comportamento. Foi uma ideia muito simples e fácil de fazer e adaptar a cada coisa que queremos melhorar no comportamento dela.

O mapa é uma espécie de grelha semanal, na qual colamos todos os dias um quadrado por cada aspecto que queremos 'avaliar' (comidas, birras, ida ao médico, arrumação, etc). Nós usamos mais de 20 aspectos diferentes, mas cada dia só colamos os 5 ou 6 mais relevantes desse dia. Esses quadrados podem ter 3 cores no fundo: verde, amarelo ou vermelho.

No final de cada dia, colamos as 'notas' no quadro, no espaço reservado para cada dia, e calculamos a nota final do dia.
Se a nota final for vermelha com uma cara triste (mau), não há história ao deitar nem festinhas para adormecer, e pomos um brinquedo que ela goste 'de castigo'. Se for verde (com uma cara contente) ela tem como uma recompensa colar um autocolante num daqueles livros de princesas ou animais, e recebe um brinquedo que esteja de castigo de volta. Ela adora!

Depois no fim-de-semana, quando alguem lá vai a casa (avós, tias, amigas, etc), fazemos questão de mostrar o quadro. Se estiver verde, ela fica orgulhosa, se estiver vermelho, fica envergonhada.

Com a minha Joana isto funciona...
Desculpa o testamento, mas não é facil explicar. Se quizeres uma foto do quadro e dos quadrados q nós usamos, ou o doc para imprimires manda mail: ana.monteiro@webaa.net

Beijinhos,
Ana