terça-feira, maio 15, 2007

Morreu o meu tio Zé!

Morreu ontem!

Era um dos tios preferidos. Bem disposto e muito gozão. Teve uma vida muito sofrida.

São 7 irmãos. O tio zé, acho, era o antes do meu pai. Acho que era também o preferido dele. Foi o 1º!

Chamava-nos Pescadinhas (às cunhadas e às sobrinhas). Somos muitas. Cada 7 irmãos tem 3 filhos, com excepção da mais velha que só teve um. Cada filho já tem um ou dois ou, no caso do meu irmão 3. Somos tantos e encontrámo-nos quase todos ontem e também hoje no funeral.

Tios, tias, primos e primas, a Lurdes (empregada da minha avó e minha ama durante muitos anos). As ex-mulheres (tias) as actuais (mais tias). Uma balburdia, uma algazarra. Só faltava ele e foi por causa dele que nos encontrámos todos. Acho que ficou feliz por nos vermos todos.

E tás tão diferente! Tão alta! tens franja! Já nem te conhecia... E a não-sei-o-quê? Só vem mais tarde! Já fiz 41, eu tenho 46! Sabes quem sou eu? O filho do tio ...

E bora lá comer qualquer coisa! Venham mas é jolas...

Lembro-me do casamento da filha do meio, passou o casamento todo a dar palmadinhas na cabeça do pai do noivo: levanta-te que estás perdoado! (porque o sr era careca e pequenininho).

Tem também uma filha toxicodependente que o consumiu! Mas que lhe deu um neto lindo. Esteve lá. É persona non grata pelos irmãos, alguns tios e alguns primos.

E depois vê-los a todos, cada vez mais velhos e escaqueirados e, sem querer, pensamos que nos vamos encontrar em breve, infelizmente numa situação semelhante...

Sem comentários: