sexta-feira, abril 28, 2006

Finalmente...

consigo esticar o cabelo em casa! Sozinha!

Depois de várias tentativas acertei na compra: já tinha o lissima da Rowenta (que não dá, ficava toda crespa) e agora comprei uma chapinha de cerâmica!

Não estraga o cabelo, até acho que ajuda a fechar não-se-bem-o-quê, é muito prático e rápido!

Primeiro dou-lhe com o lissima e acabo com a chapinha! E lisinha lisinha!

Para quem não está muito informado ou não me conhece bem ou não me conhece de todo: eu adoro os meus caracóis mas além de não fazerem "tualete" o último corte de cabelo aniquilou-os (aquele tal que eu odiei)! Tenho imenso cabelo a crescer desde a gravidez, carradas e carradas de cabelo e desbastei-o. Agora tenho muito cabelo em cima e pouco (leia-se menos, embora muito) em baixo. Ainda por cima cortaram-me a franja. Resultado só esticado é que fica bem.

Continuo a ir ao cabeleireiro (qd estou sem tempo ou paciência) mas agora estou livre! Sou autónoma em relação aos meus caracóis! Mai nada!

quinta-feira, abril 27, 2006

França

Quando há uns meses atrás me falaram que iria a França pensei: porreiro! Vou dormir sem que haja ninguém a acordar-me, não há riscos de choro, leitinho às 4 da manhã,... (já nem me consigo lembrar do que achava que ia ser bom)

Agora que se está a aproximar começo a imaginar as saudades que vou ter do meu bonequinho. Se ele vai ficar sentido com a mamã, se vai ficar triste, se vai ter saudades, se se vai lembrar de mim... parte-me o coração! :-(

Hoje a olhar para ele a dormir, enroladinho como um bicho-de-conta é que me dei conta: estou completamente dependente dele, apaixonada! Já não há volta...

4 dias

Tirei a 2ª feira passada o que significou 4 dias INTEIROS com o meu principe! Que bom que é estar com ele sem ser em part-part-time!

Acordar com ele, dar o leitinho da manhã, adormecê-lo, brincar. Nem tinha noção que já fica um tempão sentadinho, muito direito, inclinado para a frente para o equilibrio...

A melhor parte é que vem mais 3 dias inteiros e a pior parte é que na 3ª vou para França e só volto na 5ª à noite (acho que vou chorar todos os dias). :-(

Palrar

Cada vez tem mais coisas para dizer!

A comer faz uns barulhos engraçados enquanto espera por uma nova colherada.
Sozinho na cama também se farta de falar com as mãozinhas e com os bonecos do Mobile.

O pai não perde pitada e grava todos os barulhinhos que o boneco faz! Parece um paparazzi :-D

quarta-feira, abril 26, 2006

Para dormir!

Tem sido um bocadinho mais dificil! Já tinha lido que por volta dos 8 meses começam a combater o sono e acho que o pirata já começou...

A rotina mantêm-se: Banho por volta das 7, jantar entre as 8 e as 9, fica na cadeira enquanto os papás jantam a brincar e quando começa a ficar mais rabujento, cama.

Geralmente a mamã dá um colinho, beijinhos, canta uma música, fala baixinho - sem luz só com a de presença - e depois deito-o. E fica lá...

Nota muito importante: a partir desta hora já não se pode falar com ele!!!

2 minutos depois chá ou água, fraldinha na cara. A rabujar e a dar voltas na cama...

2 minutos depois endireito-o (porque geralmente já está deitado com os pés para a cara ou atravessado com os pés fora da cama) aero-om na chucha, fraldinha na cara...

Geralmente uns 15 minutos a resmungar e a dar voltas na cama e adormece (às vezes de cansaço). Nós ficamos de fora a ouvi-lo geralmente pelo intercomunicador: às vezes a rir com as coisas que ele diz.

Se não se calar ao fim de 15 minutos mais uma gota de aero-om...

Depois de dormir, vamos lá endireitá-lo e tapá-lo.

Só o voltamos a ouvir no dia seguinte por volta das 7.

Ao fim-de-semana, mama às 7 no quarto dele e às escuras, mudamos a fralda (sp sem conversa) e volta para a cama. 15 minutos de rabujice e dorme até às 11h.

Um espectáculo - regra geral! Antes não tinhamos que esperar pelos 15 minutos, às vezes chegava a adormecer a comer a papa...

Os que ainda não têm filhos talvez nunca tenham pensado na importância que tem o sono dos nossos bebés, para que a nossa sanidade mental se mantenha SÃ!

Este Post serve para registo e também porque pode ajudar alguma outra mãe desesperada por uma noite de sono! Boa sorte...

A chamada conversa de M...

Aos mais susceptíveis peço imensa desculpa!

O meu filho esteve basicamente 4 meses sem conseguir fazer coco sozinho (dos 2 aos 5 meses). No inicio deste blog ainda era um problema! Todos os dias antes do banho havia sessão de cotonete+bebégel: e ele ficava tão aliviado.

Colomille, bebégel, chá de funcho, xarope de maçã reineta, papaia: experimentámos tudo e nada.

Todos me diziam para ter paciência que com as sopas ia melhorar e nada. De repente começou lentamente a fazer uma vez ao dia (óptimo) - a alface na sopa ajudava muito!

Este mês está quase a levar-me à falência: o pequeno borra-se todo e a toda a hora!!!! De manhã às 7h30 da manhã depois da primeira mamada, às 11h depois da 2ª mamada, depois de almoço, depois do lanche e depois do jantar!!!!!!!!!!!!!!!! Socoooooooooooooooorrrrrrrrrrrrroooooooo!

Piora bastante por causa do cheiro. Quando era só o leite da mamã tranquilo, com a sopa piorou, com a carne voltou a piorar e com o peixe é INSUPORTÁVEL! Limpamos o pequeno e o cheiro fica (parece a pasta de sardinha que há nos restaurantes). Fica nele, fica no nosso nariz e fica no ar...

Ontem

foi a festa de aniversário do Primo T.! Fez 4 aninhos no dia 24 e ontem tinha lá em casa os amiguinhos todos da escola...
Estava um dia fantástico e o piratão portou-se muito bem. Sempre bem disposto e a rir para toda a gente.
O T. estava encantado com os amiguinhos e quando se foram embora dei-lhe o presente: um pijama de monstros! Que ele adorou (acho óptimo ele gostar de receber roupa).

À noite quando deitei o Gigante, já eram 10 horas, ele ria-se às gargalhadas e dormir nada. Não sei o que lhe passava pela cabeça mas cada vez que espreitávamos estava virado ao contrário na cama a rir-se. E nós saíamos a correr para tb rirmos sem ele ver. Gente doida!!!!

sexta-feira, abril 21, 2006

Adora!

Os próprios pés e metê-los na boca!
Os cabelos da mãe, o nariz, a boca: ando toda esgatanhada!
Pera!
Sopa de borrego! Para mal dos meus pecados...
Passear: Vestir o casaco é sinal de rua!
A Vó Ana!
O Pula-pula!
Quando lhe chamamos Pedro! Desata a rir às gargalhadas (???)
O Sr. Zé do Cozido! O dono do restaurante onde a vó ana vai todos os dias beber café (?????????)
Das velhas da rua da minha mãe! (????????????????????????????????????)

quarta-feira, abril 19, 2006

Tenho saudades de estar com o meu filho em casa. Acho isto muito injusto: quando ele começa a fazer gracinhas é quando temos que ir trabalhar!!!

Agora, ao fim de 2 meses em casa da minha mãe, os sorrisos são todos para ela. Acha-me piada mas adora a vó. Gosta de me ouvir mas fica doido com a vó - e a vó anda toda vaidosa!

Se estivesse em casa agora passava o dia todo a brincar com ele como faz a vó, em vez da 1/2 horita que me resta em casa: porque tem que se dar banho (geralmente o pai enquanto preparo o jantar dele e meu) e comer de seguida porque senão fica com uma birra monumental de sono! E às 9 já está na caminha.

Tento ser sempre eu que o deito, ficamos os dois a conversar e quando começa a esfregar muito os olhos: cama e puft, acabou.

A vantagem (que vai acabar em breve) é a hora do almoço. Todos os dias (ou quase) vou a casa da minha mãe almoçar e encho-o de mimos. :)

2 dentes!

Já são 2!!!!

O sorriso do meu menino está a ficar muito composto! :-)

segunda-feira, abril 17, 2006

Sopa

Cada semana que passa a sopa corre melhor!

No sábado fomos à mercearia e ao talho logo de manhã e fizemos sopa. Entretanto o pai foi dar uma aula de surf e quando chegou já estava tudo pronto.

Cozo os legumes todos (cenoura, batata, courgette, brocolos, nabo, nabiça, feijão verde, alface, abóbora, cebola) e trituro sem água. Cozo o borrego à parte e desfaço. Cozo frango na água do borrego e desfaço e cozo peixe na água dos legumes.
Depois é só montar: legumes+borrego+água do borrego; legumes+frango+água do borrego; legumes+peixe+água do peixe!

Tudo em doses individuais prontas a usar até 6ª feira. Sábado há mais!

O piratão já come melhor a sopita...

O fim-de-semana...

... grande trouxe um monte de experiências novas!

Na 5ª feira fomos a casa do Tio Manel e da Tia Lucinda e esteve a andar na aranha do primo Tomás. Começou por andar para trás e para o lado mas gostou muito.

Na 6ª feira o avô fez anos e fomos almoçar outra vez a casa dos tios e mais uma vez fartou-se de andar na aranha.

E a amiguinha dele Carol emprestou o pula-pula e agora passa os dias a pular até se cansar.

No sábado esteve lá em casa a Tia Loira e o Pedrinho e foi uma animação. Só fez um beicinho quando viu a Vó Ana a pegar no outro baby (o sacaninha tem mais ciúmes da vó do que meus e eu ando roída de ciúmes)

Ontem calhou-me a mim o almoço de páscoa e foi tudo lá para casa. Outra vez uma animação: pula-pula, pão, macacadas com a tia Lucinda,...


Um dente!

Pois é! O sorriso do pirata ganhou um novo encanto... um dentinho malvado que rebentou no sábado!!!!!

Sofreu muito durante 3 dias: espirros, baba, tosse, não dormiu (ninguém) e eis que surgiu o dentinho. Começou por estar qualquer coisa a arranhar e agora já se vê um bocadinho transparente e brilhante do lado direito. O do lado esquerdo também está quase quase.

Coitadinho, sofreu bastante mas a mãe comprou bucagel e deu muito colinho.

quarta-feira, abril 12, 2006

molhou os pés

... e agora está constipado!

38º de febre, espirros, ranho, tosse e uma birra monumental! Tadinho do meu menino...

Passou a noite toda a acordar: meia-noite, 2, 4, 5 e 7. Uma alegria! O pai está estoirado e a mãe arrumada.

Só quer mimo e faz birra por tudo e por nada mas não perdeu o apetite.

terça-feira, abril 11, 2006

Molhou

os pezinhos na água do mar pela 1ª vez... Que Alegria!

Não desgostou da areia e estava muito satisfeito no aniversário da mamã. Andou de colo em colo e só fez uma birra para comer a sopa (o costume).
Brincou com os outros meninos: o Pedrinho, o Miguelito e a Carol.
E sorriu para toda a gente! Nasceu para as festas (tal e qual a mãe e o pai)

Este ano

resolvi fazer almoço de aniversário e correu muito bem!

O restaurante (cor d'agua na praia de carcavelos) é óptimo e os meninos são muito simpáticos. Acho que todos gostaram e eu adorei...

É muito melhor assim porque podemos conviver muito mais tempo: Chegámos à 1 e só saímos às 7. Que bom que é estar com os meus amigos, na cavaqueira.

Obrigada a todos por, mais uma vez, terem vindo comemorar comigo os 30 e ... anos.

terça-feira, abril 04, 2006

Peixe

No domingo à noite comeu peixe: Puré de pescada da Blédina!
Cheira a comida de gato mas o pequeno AMOU! 250 gr. de potinho e ele lambuzou-se.

Está a chegar a hora de acabar com a papa e iniciar uma segunda sopa de peixe!

Mais uma sopa ao sábado de manhã: não sei se aguento! :)

O fim-de-semana

é uma coisa maravilhosa que foi inventada.
Com chuva, no quentinho, sem sair de casa, cházinho, sones, mantas, namorado, filho e gato!
Com sol, praia, roupa gira, "bater perna", amigos, jantares, almoços, namorado e filho!

Agora temos uma rotina um bocado pesada mas é sempre bom:
  • Ao sábado de manhã (este foi às 11h - o pequeno dormiu a manhã toda - um doce), ir à mercearia e ao talho (não compro frescos nas grandes superficies) e fazer a sopa da semana: Sopa de borrego e Sopa de vitela! E brincar, brincar e brincar... e depois tentar que o pequeno engula a sopita e vê-lo a devorar uma manga madura; Finalmente conseguimos sair de casa (14h) para ir à praia.
  • Na praia cavaqueira com as amigas: a madrinha C. deu umas havaianas baby (já tinha umas Seninha), a Tia Loira e o amiguinho Pedrinho. Que bom que é estar com as amigas!
  • 7h banho, 8h papa e 9h cama! A vó A. fica com o pirata que os papás vão a um jantar (não pode ser até muito tarde porque: o pai vai trabalhar, a vó tem que ir para casa e a mamã tem que acordar cedo para dar de mamar! Mas é bom sair de casa. Meia-hora para me pintalgar toda, 2 horas na rua e mais meia-hora para me despintalgar! Que raio de ideia a minha...
  • Domingo: Não houve sopa de borrego logo de manhã (o que deixem que vos diga, é muito bom!) Um jantar em casa do tio L. e da tia A. (que está quase a rebentar - A C. vai ser uma matulona) e uma surpresa o Tio T. Muito fixe!