terça-feira, setembro 12, 2006

1º susto "à séria"

No Domingo:
Fomos a Viseu visitar o papá. Parámos em Penacova para esticar as pernitas. Eu não queria tirar o pequeno mas a tia insistiu (depois não vai querer ir para a cadeira!).

Quando ia voltar a pô-lo na cadeira - abriu a boca para chorar (sentido que estava com a história da cadeira), abriu ainda mais a boca, fechou os olhos mas não saiu som e então, fecha a boca, revira os olhos e desmaia. A boca começa a ficar roxa e eu apanhei o maior cagaço da minha vida. Muito calmamente (talvez porque já tinha ouvido falar do "ir atrás do choro") , percebo logo o que se passa, abanei-o, soprei-lhe, abanei-o mais e mais não com força mas com energia, falei com ele e lentamente começa a voltar a si... Lavei-lhe a cara com água fria, e a cabeça e repirei fundo. Acordou sem chorar, sem perceber o que se passava, tirei a cadeira do carro, meti-o lá dentro, chorou um bocadinho e depois foi a dormir a viagem toda!

Não ganhei para o susto!

Ontem liguei à médica que me disse que era mais comum do que eu pensava que se chama tb espasmos de afecto e que temos que lhe dar carinho antes que isto possa acontecer, falar com ele, deixá-lo chorar e não afectar a educação dele por causa disto. Mas dar-lhe atenção e mimo quando for previsível. Tem a ver com chorar e respirar ao mm tempo e com a glote, ninguém morre disto. Mas eu ia morrendo!

Vou procurar na net mais informações...

6 comentários:

Gi disse...

Geande susto, mas ainda bem que não passou do susto.
O meu cunhado tinha muito isso em pequeno e o meu marido tinha muito receio que isso tb acontecesse com a nossa princesa e pedimos logo alguma informação.
E disseram-nos logo isso que os deviamos colocar juntoa nós, falar calmanete com eles e dar muito miminhos.

dia-a-dia disse...

Ora cá vai:

http://neuropediatria.online.pt/para-os-pais/o-que-e-a-epilepsia/

Lê o que diz a propósito do "espasmo do soluço".

Um beijinho.

Ica disse...

Meu Deus que ssto. Eu não sei se conseguia ter a tua pronta reacção. Ainda bem que tiveste sangue frio.

Beijocas

Já passou

rita

Sónia e MI disse...

Tenho um primo com a minha idade, que "sofria" do mesmo quando eramos pequenos, ele foi assim até pelo menos aos 7 anos, lembro-me que ficava mto vermelho e parecia nao respirar, a minha tia costumava soprar-lhe na cara e chamar por ele, até que voltasse a soluçar.

é uma afilição, eu era pequena, e lembro-me mto bem do que sentia de o ver assim.

ps: obrigado pelas tuas palavras no meu blog.

Anónimo disse...

Bemmmm... Primeiro as maminhas que se foram (já as encontraste? - devem estar perdidas à beira das minhas), depois uma queda e agora este susto!!! A coisa por aí não anda fácil. Para descontrair um pouquinho, deixei-te um desafio no meu cantinho e gostava que aceitasses. Passa por lá. Beijocas.

M. disse...

Obrigada a todas!
Já estive a ler o site que me enviaste e realmente é mais o nosso susto que outra coisa. O problema é que mtos pais optam por não contrariar os pequenos e depois ficam mimados...