sexta-feira, setembro 15, 2006

Que inferno!

É como têm sido as refeições lá em casa...

Há 3 dias que não quer jantar, ontem vomitou o leite ao pequeno-almoço (uma imagem que eu tento esquecer mas que o cheiro da cadeira não permite) e hoje também não quis a papa de manhã.

Na escola dizem que come bem mas não é o mesmo. A Vó A. diz que lancha bem, com alguma fita mas come. Ao jantar assim que vê o prato e a colher começa a choramingar, tenho que o distrair muito para comer 5 colheradas e ao fim de quase uma hora (para as 5 colheres) cerra a boca, chora, abana os braços, abana a cabeça e não vai mais nada! A fruta ao fim que era sempre a cereja em cima do bolo, recusa terminantemente (fresca ou da Milupa)
Não quero transformar as refeições num inferno para ele mas para mim não está a ser fácil (principalmente qd depois tenho que limpar a comida que está colada à parede)

Também não lhe dou mais nada. Não faço substituições por bolacha, pão ou papas... que eu sei que provavelmente até iam. Mas quando vou deitá-lo, em vez de chá (de funcho que ele adora) dou-lhe leite com 2 colheres de papa.

Socorro! Alguém tem alguma ideia brilhante? Espero que passe?

3 comentários:

Anónimo disse...

Amiga, tenho a convicção - admito que errada - que com música a água é sempre levada ao moinho, neste caso a sopa à boca. (é uma teoria que vou experimentar com a Francisca...)
Outra sugestão: ligas o canal panda e aquele som infantil distrai-o (desejavelmente...);

Sou muito ingénua??
Beijos :)

Comadre Béu

Anónimo disse...

Pois, a Joana é igual. há dias em que engole tudo rápidamente, outros em que parece que odeia a comida e tudo o que lhe diga respeito.

Este fim-de-semana foi assim. Os almoços foram péssimos, os jantares optimos. Já vi que ela funciona por fases. O melhor é tentar dar-lhe o mais possivel, nem que sejam 5 colheres e esperar que a fome volte mais cedo do que o costume. Bolachas e papas para substituir é que nunca lhe dou: se se habitua nunca mais come de jeito.

A unica coisa que já vi que melhora a situação é falar-lhe de forma séria, e dizer: 'Abre a boca' baixo e grave. Ela costuma respeitar e abre a boca. Claro que depois pode não mastigar e deitar tudo fora de uma vez. Também já vi que quanto mais palhaçada e brincadeira pior. Ela acaba por se distratir e comer uma ou outra colher, mas fica de tal forma excitada que come sempre pouco. O ideal é coisas simples. Com a Joana funciona quase sempre um copo de plástico (da torre de empilhar) e um boneco de borracha e tapando a cabeça do boneco com o copo dizer: onde está o boneco?Ela acaba por gostar, tapar também a cabeça do boneco e quase se distrai sozinha.

Também nunca a ponho a ver televisão à refeição. Tenho um amigo com uma filha de 2 anos e meio que desde os 8 meses só come a ver anuncios... E só come mesmo assim, ñão há volta a dar...

Desculpa o testamento, distraí-me...
Bjs

Gi disse...

Estou a entrar nesta fase...
Ainda não tenho soluções, só quen prefere umas comidas a outras...
Mas não lhe dou bolachas ou papas para substituir, se não come não coem mais nada, só leite ao deitar.