segunda-feira, fevereiro 13, 2006

1001 tentativas para adormecer o pirata

como já devem ter percebido o tema "sono" é mesmo muito importante para mim, ou outro é a sopa (mas já lá vamos)!

Desde os três meses de vida do gigante que eu ando em tentativas desesperadas para dormir (os primeiros dois meses nem interessa porque ele mamava de duas em duas horas). Quando chegámos aos três meses comecei:

1ª na última mamada (a da meia-noite) dava um suplemento de leite de lata S26 (muito bom) de 30 ml - o pequeno começou a dormir 4 horas seguidas. Foi o delírio!

2ª sempre que as 4 horas não eram cumpridas eu aumentava o suplemento: 30, 60, 90,... e foi dando certo até à pouco tempo. De repente começou a fazer 5, 6 e 7 horas seguidas. Nem consigo exprimir a minha felicidade.

Nota: a primeira vez que dormiu a noite toda eu não consegui dormir a olhar para ele para ver se estava tudo bem! A angustia do silêncio é horrível!

3ªcomo sofri um bocadinho com as minhas maminhas deixei de dar de mamar ao fim de um mês. Passei a tirar leite e a dar-lhe do biberão mas, aos 4 meses, a minha cumadre Isabel ofereceu-me uma almofada de dar de mamar (que aconselho a todas as mamãs) e eu voltei a experimentar. O Pedro João gostava tanto e cansava-o tanto que dormia ainda melhor.

4ª passou para o quarto dele aos 4 meses. Todos nós dormimos melhor. No inicio o problema era a chucha que tinhamos que andar sempre a pô-la (como já disse antes ele perde a chucha mas gosta de acordar com ela)

5ª no fim dos 4 meses voltou a acordar a meio da noite com fome e achei que era altura de introduzir a sopa e resultou. Era mesmo fome.

6ª no outro dia voltou a acordar a meio da noite e era fome outra vez. Começou a comer uma papa ao jantar e resultou.

7ª entretanto o suplemento já vai nos 150 ml... e comecei a fazer com chá de camomila (que a minha mãe toma para dormir)

8ª no outro dia descobri o chá "noite tranquila" e agora é com ele que faço o suplemento da noite... e eu tomo duas chávenas para ver se não o oiço (nos dias do Miguel)

9ª às vezes adormece às 9h/10h e eu também mas à meia-noite vou-lhe dar o suplemento (mama-o todo sem acordar) para ele aguentar até às 7h - e a paranóia de pôr um despertador para a meia-noite?!

Nada disto funciona a 100%... o gigante tem fome! Se alguma mamã tiver uma ideia brilhante...

Nota: o mais interessante é que algumas mamãs dizem que tenho sorte! E o pior é que se calhar até tenho!


1 comentário:

Gi disse...

Como sabes a AJ. dorme muito bem, pelo que neste campo não te posso dar grandes ajudas...