terça-feira, fevereiro 14, 2006

A sopa

Decidi dar-lhe a sopa quando fomos para a neve. Comecei com maçã cozida para ele se habituar à colher, depois dei-lhe um potinho de sopa de cenoura e tanto uma coisa como outra ele adorou (a única condição que impôs foi antes da refeição mamar o leitinho da mamã - para aconchegar).

Chegada a Lisboa fiz-lhe uma sopa básica: batata, alface e cenoura (muita cenoura), tudo muito passadinho e que ele também adorou.

Entretanto fui à consulta da pediatra que me disse o seguinte:

*Juntar tudo aos bocadinhos, num dia nabo, no outro cebola, abóbora, chuchu, courgette, cebola, alho francês... até que fique uma sopa cheia de nutrientes e ainda um fiozinho de azeite.
*Nada de sopa passada porque senão quando tiver um ano não mastiga nada

e eu, ingénua, fui fazendo o que ela me disse e... começaram os meus problemas!

- Odeia a sopa e tudo o que se relacione com ela;
- Para conseguir comer um bocado tem que ir com fruta à mistura;
- Uma amiga aconselhou a juntar 1 colher de chá de papa e assim vai mais um bocadinho;
- O resultado é uma criança roxa de tanto chorar, uma mãe em desespero, uma avó à beira de um ataque de choro, um pai cheio de paciência a tentar que o pequeno engula a sopa e uma cozinha com uma nova decoração;

Ontem, pedi à minha rica mãezinha para fazer uma sopinha para o neto visto eu estar à beira de um esgotamento

chegar a casa sozinha, com um ovo com um bebé de 7 kg lá dentro, uma mochila, uma bomba e uma mala e ainda ter que dar banho, tomar banho, dar papa, esterilizar biberons, tirar leite com a bomba, adormecer o gigante - que entretanto começa a fazer a sua birra de sono - e ainda brincar com ele e dormir. Comer já não consegui.

e não é que ele adorou a sopa dela?!

Hoje quando cheguei lá a casa estava o rapaz todo lambuzado com uma sopita feita pela vó com a cara mais alegre do mundo - depois de um prato de sopa e de uma pera enorme voltou a pedir o leitinho da mãe, é para o óó!

Tenho que admitir que as mães têm sempre razão! Desde o inicio que ela me diz para fazer tudo devagarinho e quando ele gostar da sopa então sim podemos fazer as variações. Quem tem uma mãe tem tudo e graças a Deus que eu tenho a minha...

1 comentário:

Gi disse...

Eu trituro sempre a sopa, bem como a fruta cozida, só a banana é que só desfaço com o garfo.
A nossa pediatra só recomenda sopas menos trituradas apartir dos 7/8 meses, mas nós já sabemos que cada um tem a sua filosofia.